Sistema educativo – geral

 

A educação é um direito humano e uma ferramenta essencial para o alcance dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e paz. Por isso, desde o limiar da Independência Nacional, o Governo de Angola definiu-a como uma das suas principais prioridades, tendo em 1978 sido adoptada uma nova Política Educacional, baseada no principio da igualdade de oportunidades, com destaque particular, no direito da criança à educação e na redução do analfabetismo, estimado em 85% naquela altura.
Dos alunos que iniciam o ensino primário, apenas cerca de 40% conclui a 4ª classe. A capacidade de absorção de alunos no sistema é manifestamente insuficiente. De classe para classe o número de alunos baixa abruptamente. A situação é mais grave quando se transita de um nível para outro: estatísticas escolares recentes mostram que ( 1.159.746 alunos (81%) do ensino geral estão inscritos no 1º nível, 152.929 (13%) no 2º nível e 75.335 (6%) no 3º nível., o que é bem revelador da distorção do sistema em termos de capacidade de absorção de alunos.
As taxas de promoção raramente ultrapassam os 50%. As assimetrias regionais são evidentes: uma forte concentração de alunos nas províncias do litoral – Luanda, Benguela e Huíla enquadram cerca de 51% da população escolar.
O Governo aprovou em Setembro de 2001, uma Estratégia integrada para a Melhoria do Sistema de Educação até 2015, consciente de que o direito à educação impõe aos Estados a obrigação de garantir a todos os cidadãos a oportunidade de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem e porque da educação e formação da população depende o desenvolvimento do País. A pobreza é causa e consequência de muitos males desta sociedade enferma. Para a sua erradicação, todos são poucos, para romper este ciclo vicioso e a aposta na educação é uma das vias a utilizar.
 
Plano de Implantação progressiva das classes com programa de ensino do novo sistema de educação:
 
 

 

Relatório explicativo do organigrama do sistema educativo de Angola:

http://www.inide.angoladigital.net/pdf/ComparacaoB.pdf 

 
 educacao
 
 
 
 
 

 

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: