História

 O País era então governado pelo Monarca Africano, Rei do Congo, com a capital correspondendo actualmente a M’banza- (São Salvador). Angola foi povoada pelos portugueses no século XV e permaneceu como sua colónia até á independência em 1975.

O primeiro Europeu a alcançar Angola foi o Explorador português Diogo Cão, que desembarcou na foz do Rio Congo em 1483. Em 1490, os portugueses enviaram uma pequena frota de navios com padres, e trabalhadores, e ferramentas para o Rei do Congo.

Em breve, contudo, o comércio de escravos levou a deterioração das relações de Portugal com o Rei Afonso e os seus sucessores, e revoltas internas levaram ao declínio do Reino do Congo.  

Entretanto, os portugueses expandiram os seus contactos para o sul ao longo da costa, fundando Luanda em 1576. O comércio de escravos continuou até a meio do século XIX, com Angola servindo como a maior fonte de mão-de-obra para as plantações brasileiras.

Descontentes com a governação portuguesa começaram a lutar pela independência iniciando a guerra contra Portugal em 1961.Em Janeiro de 1975 foi estabelecido um governo de transição, com representantes do Movimento de Libertação de Angola (MPLA), a Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA), A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), e o governo português.

Contudo, os violentos combates entre o MPLA e FNLA em Março de 1975 foi o resultado das várias diferenças políticas e continuaram através do país. Na segunda metade de 1975 o controlo de Angola estava dividido pelos três maiores grupos nacionalistas, cada um dos quais ajudado por potências estrangeiras.

O MPLA , que tinha tomado o controlo da Capital, era apoiado pela União Soviética e Cuba, a FNLA pelo Zaire e potências ocidentais(incluindo os Estados Unidos), enquanto a UNITA era apoiada pelas forças Sul Africanas. A FNLA e a UNITA formaram uma frente unida para combater o MPLA.

O Governo Português proclamou a Independência de Angola em 11 de Novembro de 1975, transferindo a soberania para o povo angolano. O MPLA proclamou a Republica Popular de Angola e estabeleceu o governo em Luanda com a Presidência entregue ao líder do movimento o Dr. Agostinho Neto.*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Texto trancrito do Website http://www.terrasdeveracruz.freewebpages.org/angola.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: